segunda-feira, setembro 11, 2006

"Seres opacos precisam de qualquer coisa para se iludir"



Finalmente terminei a leitura do livro A cura de Schopenhauer. Tão sem emoção...nenhum gran finalle, nem nada. Trouxe uma intercalação de romance e de biografia do filósofo, mas nada muito conectado. Acho que realmente deve ser difícil escrever um romance envolvendo o Arthur. A história, a meu ver, não teve uma boa lógica de desenvolvimento e parece que o autor decidiu apressar-se no fim para acabar logo com aquele negócio!

Comprei um livro na Bienal, chamado “Eleanor Marx, filha de Karl”, que segundo a sinopse fala da historia de vida da filha de Karl Marx, Eleanor, que dos herdeiros de Karl, mais se aproximou do seu ideal social e político. Uma mulher “moderna” para o seu tempo, envolvida com o movimento operário e com um futuro intelectual muito promissor, aos 43 anos interrompeu sua vida ao suicidar-se por amor...A autora é Maria José Silveira, que “recompõe a dilacerada dimensão trágica desta frágil e delicada filha de um novo mundo – e do homem que o criou”.
Óia!
Já dei uma folheada, não pareceu excepcional, mas acho que será um bom passatempo!

As aulas começaram teoricamente hoje. O Marcos ainda está de férias, na última semana afinal! Então não irei à aula. Soube que o ajuste será amanhã, pelo Sofia mesmo...Que Deus me ajude! Isso tira a possibilidade da coordenação dar um jeitinho de ajudar os alunos, ou seja, se o sistema disser não, a coordenação vai ter respaldo para negar nosso pedido também! Devo manter a calma!
É meio triste saber que minha vida acadêmica será definida por um sisteminha de matrícula, que poderá ser favorável ou não a mim. No livro que li (A cura...), Arthur Schopenhauer afirma que a dor existe porque as pessoas ficam pensando que não deveriam estar sofrendo por algum motivo, ou que pelo menos poderiam ter evitado tal sofrimento. Para ele não haveria dor se as pessoas simplesmente entendessem que viver é sofrer e que o sofrimento é o default.
Será mesmo???

Como toda segunda, em geral me sinto indisposta e com mais sono que o habitual. Não vejo a hora dessa semana acabar...embora as aulas tenham começado, é mais tranqüilo ir a aula do que trabalhar manhã, tarde e noite! E também sonho com minhas férias que só virão no próximo ano, a não ser que seja demitida. E sendo assim, prefiro esperar até janeiro mesmo!

O Skank lançou um novo CD, Carrossel, mas ainda não tive oportunidade de ouvir. Lembro do ultimo inédito que lançaram...Cosmotrom...em 2003...saudades. Ainda considero 2003 um ano muito especial pra mim, por muitos motivos. E pensar nele faz meu coração bater mais forte! Ah, saudade é assim mesmo!


Despeço-me com Fernando Catatau:

“Hoje eu estou meio opaco e seres opacos precisam de qualquer coisa para se iludir”

;-)

19 comentários:

Elisa65 disse...

Acho que isso tb acontece contigo. Todo começo de semestre a gente faz de tudo pra não se estressar, mas eles conseguem nos tirar do sério. Sabe, pensar em si próprio não quer dizer que vc não deve ligar pros problemas dos outros. Como eu faço computação(e por sinal tenho abuso dessa profissão...), às vezes tenho
contato com um pessoal do Sofia. Eles não tão nem aí ! Pelo que ouvi, tem muitas pessoas com esse mesmo problema teu. Eu fiquei tão triste. Acho um absurdo essa história de que o sofrimento é default! A gente luta tanto pra conseguir as coisas. Como vc mesma diz, planeja tanto e com tanto cuidado. E acaba assim? É isso?
Às vezes dá a impressão que algumas pessoas conseguem as coisas tão fácil como se elas merecessem mais
da vida sem ter dado nada em troca. Injustiça é uma coisa que me chateia muito mesmo.

Adorei qdo vc falou naquela 'vontade de gritar bem alto' pq tenho sentido isso essas últimas semanas. Os problemas vão se acumulando e vc só guardando. Ainda não me matriculei tb... Sabe o que pensei esses últimos dias? Talvez Deus não queira que eu me forme mesmo...

Boa sorte pra nós!

:***

Patrícia Félix disse...

É Elisa, eu começo a pensar assim também...que não é pra ser mesmo...
Tenho pensado muito em mudar de curso, embora os problemas by UFC ainda sejam os mesmos, o fato dessa dificuldade em dar andamento às coisas me faz pensar que talvez eu esteja remando contra a maré. A vida, ou Deus, ou sei lá o que, se comunica com a gente de tantas formas...essa pode ser uma delas.

Quando ao fato de você ter abuso do curso, percebo que vc tem muito potencial para áreas da comunicação, afinal escreve bem, pensa coisas legais e sabe colocar isso no papel. O fato é que nunca é trade demais pra gente dar uma recuada e começar de outro ponto.
É dificil para mim aceitar que esses anos que estive na pedagogia sejam, de forma racional, jogados fora. Mas enfim, acho que eu sempre sentirei dúvidas sobre qual caminho seguir.
Mas saber do que não se gosta, ou do que não é de fato um progresso para nós, é um bom parâmetro para mudar as coordenadas.

Que coisa difçil essa nossa vida heim?! Afff, melhor é ser hippie!

Beijos!

Gladson disse...

Sabe pessoal, eu acho que essa questão de dúvidas quanto à carreira profissional todo mundo tem. Eu também me sinto assim com relação ao meu curso. Pode ser um sinal que devemos mudar ou acho que pode ser... sei lá... medo de ter escolhido o caminho errado. Às vezes me deparo com a sensação que seria bem melhor seguir a carreira de músico... mas aí vejo vários exemplos de pessoas que se formaram em uma área e de repente tomaram outros rumos (Gilberto Gil, Samuel Rosa, Renato Russo etc.).É importante estar atento ao aviso que vem de dentro da gente indicando que caminho devemos seguir... por enquanto ainda não consigo discernir.

Qto a essa questão do sofrimento... eu o encaro como algo que faz parte da vida, não temos como viver sem sofrer. O importante é saber o porque, encontrar uma saída, aprender algo com isso e, se possível, superá-lo em definitivo.

Mudando de assunto... vcs escrevem muito bem! Adoro ler os posts de vcs!!!

Beijos

Elisa65 disse...

Patrícia, se tu às vezes pensa em mudar de curso, te aconselho a cair fora logo! Uma amiga fez isso quando tava no terceiro semestre. Ela diz que foi a melhor coisa que ela fez na vida! O meu problema é que eu não sei a minha vocação... E além disso eu já estou quase na praia. Sei que você já gastou um tempão na Pedagogia. Se serve de consolo, estou há sete anos remando contra a maré na computação... Mas você sabe o que faria se mudasse de curso, qual escolheria?

A propósito, ainda não consegui me matricular. Hoje o meu coordenador me disse que eu não vou conseguir vaga nas cadeiras que quero. Só piora...

Vamos entrar de costas no mar??

:**

Patrícia Félix disse...

Oi Elisa,
Felizmente eu consegui me matricular, embora as disciplinas estejam ainda com status de espera, pois vai depender do Ira e tal...
As coisas estão realmente mais complicadas para vc...se o teu coordenado pelo menos ajudasse...pq lá na Pedagogia, dependendo do humor da coordenadora ela faz até milagre, mas o problema hoje é também o sofia que limita os poderes da coordenação, pelo menos esse é o alibe deles.
Bem, já estava " arrumando as malas" para fazer vestibular para administração, mas como consegui a tal matrícula vou esperar concluir essa graduação logo e tentar entrar em outro curso como graduada, pois não tenho condições de passar em vestibular...esqueci de tudo! Adm, não é um curso que eu queira mesmo fazer, ele apenas está fora dos cursos que eu não faria de jeito nenhum! É uma questão de "chances de emprego" que me motiva, pois a educação nesse país não é valorizada! Eu gosto de Pedagogia, só não vejo perspectivas.


Vc já está à beira de se formar né?
Como e onde vc gostaria de estar daqui a dez anos???

:-***

Elisa65 disse...

Ainda não consegui me matricular...

Dez anos? Isso é difícil. Tem professor que pergunta isso no primeiro dia de aula e nunca sei o que dizer, mas a única coisa que me vem na cabeça e a NASA.
Querer é de graça... Mas acima de tudo, gostaria de ter alguém que amo pra me abraçar qdo chegasse em casa à noite.

:***

Patrícia Félix disse...

Oi Elisa, sei que é difícil sim, mas foi o que "me ajudou" a decidir por exemplo o curso que faria no vestibular. Bem, vc deve estar pensando: "Como ajudou se vc tá querendo mudar de curso". Bem, eu continuo querendo as mesmas coisas, sabe, apenas penso que o caminho pode ser outro.

NASA??
Q incrível!
Eu nao penso tão longe nao...uma praia resolve! Rsrsrsr
Sim, ter alguém como vc disse é essencial! E as vezes encontrar esse alguém é mais dificil que se encontrar na profissão!

Ó céus, ó vida!!!!

=]

Elisa65 disse...

Essa história de NASA foi o q veio na minha cabeça. Em termos de profissão eu quis fazer duas coisas. A primeira foi astronomia. Adoro essa área. Desisti pq ia ter q fazer graduação aqui em Física pra depois a especialização na área. Eu achava q uma graduação em Física podia me dar pouo retorno financeiro. Daí escolhi essa porcaria de profissão pq achava q ia dar dinheiro. Hj eu nem gosto do meu trabalho, nem ganho dinheiro. Eu devia ter feito Física mesmo...

Realmente, encontrar uma pessoa especial é mais difícil que se encontrar profissionalamente. Só Deus mesmo...

Ah! Ontem à noite um colega jubilável me disse que, pra sua surpresa, conseguiu pedir as cadeiras pelo sistema. Fui no laboratório correndo e consegui pedir tb! Agora é só rezar pra conseguir vaga :)

:***

Patrícia Félix disse...

Q BOM! Agora tu vai poder terminar essa faculdade!!

A minha vontade de mudar de curso é exatamente o retorno financeiro, mas como vc exemplificou, posso mudar de área e nem ter esse retorno tb!

AAAAAAAAAHHHHHHHHHHH!!!

Vamos mudar de assunto?
Hehehehehehe

Bjocas Elisa!
=]

Elisa65 disse...

Vamos!!!!!!! Hj é o aniversário da irmã da Renata, a Marina. Vou me esbaldar de comer bolo!!!!!! Urruhh!!

Bom final de semana!

:***

Patrícia Félix disse...

Parabéns Marina!!!

Ai, bolo...hummm!!!
Marina é o nome que escolhi para chamar minha futura filha. Adoro esse nome.

Ótimo fim de semana para vc Elisa!
Inté!
;-)

Elisa65 disse...

E se for um menino? Vai ser Marino?
kkkkkk ( abestada... )

Eu consegui pedir as cadeiras. Urruhh

O aniversário da Marina foi tão bom! Comi que fiquei triste. A maioria do pessoal tava com seus cônjuges. Só tinha eu e um amigo da Marina sozinhos. A gente ficou conversando. Fiquei espantada como ele parece com o meu namorado e curiosa pra falar com ele + vezes.

:*****

p.s.: eu fiquei tão triste por ter esquecido o niver do Gladson :(

Patrícia Félix disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Se for menino será Levy ou Gustavo, ou sei lá...
Tenho mais criatividade para nomes femininos.

Ah, que bom q conseguiu se matricular, eu tb acho que estou matriculada, mas vontade de estudar que e bom...nada!
Acho que esse será o meu semestre mais difícil!

Hum...comer é mto bom, ainda mais quando é doce!
Q coincidencia esse cara ser parecido com teu namorado hein! E ele tem um papo legal?!

Bju!
=]

Elisa65 disse...

Na verdade, ainda não tenho uma opinião beeeem formada sobre ele, mas é legal!
Contei pro Nando e ele disse que não se parecem... Hehe Pra mim é como se ele fosse o Nando mais novo( 18 anos ). E ele me faz rir tb! Ficou curioso sobre os meus textos. Pediu para imprimir uns qdo tiver tempo e deixar na casa da Marina pra ele ver qdo passar lá.

Elisa65 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Patrícia Félix disse...

Hum...arrumou um jeito de manter o contato heim?!

;)

Patrícia Félix disse...

Digo ele!

Elisa65 disse...

kkkkkkkkkk
Patrícia, que pensamento é esse?

:***

Patrícia Félix disse...

Ops!

Nada naum...
:|