quarta-feira, setembro 27, 2006

O homem é um ser de necessidades

Ultimamente estou muítíssimo ocupada e exausta. O semestre da UFC será o mais difícil até agora...mas estou certa de que aprenderei muito, não necessariamente teorias, mas vou aprender um poquinho mais a ser gente.
Nesse momento estou estudando um pouco sobre trabalho e educação e fuçando na internet achei um texto bacana e resolvi colocar um trecho dele aqui.
" É no próprio homem que, em seu ato fundamental do trabalho, potencializa o caminho da humanização. Sabe-se que o trabalho é considerado, aqui, como ação transformadora das realidades, numa resposta aos desafios da natureza, relação dialética entre teoria e prática. Percebe-se que, pelo trabalho, o homem se auto-produz, alterando sua visão de mundo e de si mesmo: do mundo cultural-educativo, do mundo econômico, político, social, com perspectivas éticas e com direitos econômicos da humanização, como prática do capital global. Com o trabalho o homem se afirma e se nega. Aliena-se e liberta-se. Segundo Dermeval Saviani (1994), percebe-se que "a educação coincide com a própria existência humana (...) as origens da educação se confundem com as origens do próprio homem. À medida em que determinado ser natural se destaca da natureza e é obrigado, para existir, a produzir sua própria vida, é que ele se constitui propriamente enquanto homem (...) O ato de agir sobre a natureza, adaptado-a às necessidades humanas, é o que conhecemos pelo nome de trabalho. Por isto, podemos dizer que o trabalho define a essência humana. Portanto, o homem, para continuar existindo, precisa estar continuamente produzindo sua própria existência através do trabalho. Isto faz com que a vida do homem seja determinada pelo modo como ele produz sua existência".
Poderia passar horas aqui falando dos ultimos dias, que embora não tendo ocorrido grandes acontecimentos, estão cheios de coisas "úteis".
Creio que meu cérebro não acompanhará tal ritmo.
Seja o que Deus quiser!
Então não quis ficar muito tempo longe daqui, porque me faz bem escrever e saber que alguém poderá ler ...
=]

7 comentários:

Elisa65 disse...

Você já começou a ir pra aula?

Também acho que o homem evolui e cresce trabalhando. Se a gente ficar parado, a gente morre! Mas não vamos ficar obcecados com isso. Hoje em dia, todo mundo corre tanto, faz tanto, quer tanto ver e aprender coisas novas que não sobra tempo pra aproveitar a vida. Essa semana eu tava tão estressada que tive um pire-paque de novo. Já é a terceira vez... Os médicos só sabem dizer que é stress, então deve ser...
E olha que a minha vida não é muito diferente da tua: o dia todo correndo de um lado pro outro, do trabalho pra faculdade e me preocupando com os problemas... Te cuida que a gente vai chegar longe!!

Beijão!!

Patrícia Félix disse...

Oi Elisa,
Eita, que pire-paque foi esse?
Já teve um semestre aí que eu tava, segundo o medico, estressada tb...tive até que tomar remédio pra dormir melhor...
Olha, mas se cuida viu?!
Você tem toda razão, a gente fica nessa busca frenética por não sei o que e acaba esqucendo coisas essesciais e esquece de simplesmente viver!
Estou com aula em todos os horários possíveis...e também estou com dois estágios. Finalmente vou saber como é esse negócio de ser professor.

Mas de uma coisa eu sei: a gente vai chegar lá!

Beijo!

Elisa65 disse...

O meu pire-paque é assim: eu fico tonta, sinto fraqueza nos braços e nas pernas e dependendo do grau, nada fico no meu estômago. Dessa vez eu só provoquei uma vez. Mas ainda tô fraca e tonta. Já decidi. Amanhã eu vou passar o dia todim dormindo. Eu prefiro me lascar na faculdade do que acabar de vez com a minha saúde.

Tu tá com esses dois estágios além do trabalho?? Faz isso não...

Bom final de semana

:***

Gladson disse...

E aí Patrícia... vc não quer me arranjar um estágio desse não? Tô precisando de mais um emprego pra ganhar um dinheiro extra, afinal, como vc mesmo postou, o homem evolui trabalhando...tô doidim pra evoluir!!!! E "enricar" tb!

Beijos

Patrícia Félix disse...

Ah, Gladson esses estágios são créditos da faculdade e VOLUNTÁRIOS!

Além de não ganhar eu gasto mais por que na escola pública o professor precisa investir no seu próprio trabalho.

Beijo!

Patrícia Félix disse...

Eita Elisa, precisa se cuidar mesmo!
Essa faculdade que espere...oura!

Fica em paz!

Um beijo!

Elisa65 disse...

Bom final de semana e não esquece de contar como foi lá no Aquiraz sábado :)

:***