segunda-feira, dezembro 12, 2005

Horizonte distante....

Hum..
Depois de um longo tempo ausente resolvi aparecer por aqui de novo. E quem sabe postar com mais assiduidade. Esse ano nem vou fazer retrospectiva, como sempre esqueço dos blogs e das agendas e deixo de registrar os acontecimentos. Bom, mas sabemos que tudo o que possui uma forte carga emocional não passa despercebida pelo nosso consc, pré-consc e inconsciente...tão defendia por Freud e também pelo Augusto Cury no seu livro Pais Brilhantes Professores Fascinantes.

Mas hoje ainda não é dia de buscar essas boas ou más lembranças.
Desde que retornou da greve eu ainda não tinha ido a UFC (Pois é, ela estava e greve) e hoje pude ir à aula de Didática. Professora Filadélfia, tenho ótimas impressões dela...
Engraçado que penso nela como uma figura materna. Acho que ela passa isso pra gente... Falamos sobre o livro didático e a postura do professor em sala de aula. Também fizemos um trabalho sobre o histórico da didática e vi que só a partir da década de 80 foi que surgiu a Pedagogia Crítica...A educação caminha de forma lenta para suas mudanças e na verdade a gente ainda carrega muito de uma cultura tradicionalista e nossa prática acaba sendo pautada nessas metodologias que nós mesmos criticamos em um discurso vago...

Fazendo uma análise do Governo Lula, no que diz respeito a educação, observamos um infindável processo de avaliação, de coleta de informações. ENEM, Provão, etc, etc... Parece que eles se prepararam para governar por 8 anos e no entanto estão praticamente condenados a saída. E então passaram 4 anos avaliando o que mesmo? Não houve sequer um passo pra mudanças significativa dentro das escolas públicas...

E assim fechamos mais um ano, com a esperança abalada e correndo atrás de grana pra comprar uma lembrancinha para os queridos no Natal. Papai Noel é mais lembrado que o Menino Jesus, pois o que vale é o consumo e a mídia faz sua parte perfeitamente bem! O Natal tem perdido o sentido pra mim. Deve ser poque fim de ano é sempre um período conturbado pra mim. É sempre aquela correria, se ajeita, combina com a família um jantar, deseja feliz Natal...mas sei que Natal não é só isso. Não consigo sentir o espírito natalino só por saber que teremos um feriado a mais ou então por que haverá uma festa a mais. Talvez fosse mais interessante a reflexão, cada um na sua... Jesus Nasceu! E nos salvou!

Quando eu era pequena ganhei uma boneca do Papai Noel, meus pais me enganaram direitinho – me disseram na noite anterior que ao acordar no dia de natal eu olhasse debaixo da cama. Devo ter acordado umas 3 vezes na noite e olhado com medo pra debaixo na minha cama escura. Mas ao amanhecer lá estava ela. Seu nome era Linda! Nem lembro se eu fiquei acreditando que papai Noel existia...Mas foi legal!
Acho que chega de besteira por hoje...

Li um livro maravilhoso nessas “férias” – Quando Nietzche chorou...
Nele tem um termo “limpar a chaminé” que representa a ação de alguém falar abertamente sobre qualquer assunto que venha a sua mente e fazer disso um tipo de desabafo. O livro é sobre o nascimento da psicanálise, logo limpar a chaminé refere-se ao tratamento psicanalítico, ou terapia da conversa. Devo dizer então que eu estive por um momento limpando minha chaminé aqui.
E tem mais um monte de outras sujeiras para limpar!
Com certeza!

=D

Nenhum comentário: