quinta-feira, maio 19, 2005

Lista: Estudos da Verdade

Oi!
Um dia desses o Robertson me deu um toque sobre uma lista chamada Estudos da Verdade - de Filosofia, mas que aborda muitos temas relacionados com a Pedagogia. Aí eu me inscrevi...e tenho lido alguns textos bem interessantes...
Vou postar uns trechos...

"A ciência é muito boa - dentro dos seus precisos limites. Quando transformada na única linguagem para se conhecer o mundo, entretanto, ela pode produzir dogmatismo, cegueira e, eventualmente, emburrecimento."

Esse aqui é do querido Rubem Alves.

"Ser professor é conversar com todos do mundo, independentes dos tipos, de maneira que a cada palavra sua uma alienação se estabeleça. O professor é um profissional da alienação. Ele só é bom se faz dos que o escutam, dos que conversam com ele, pessoas alienadas de suas idéias de modo que possam a vir ter outras idéias.

Um professor é, antes de tudo, alguém que não passa em branco em uma conversa. Ele deixa minhocas na cabeça após ter levado embora todas as certezas. O professor é, portanto, um pouco filósofo. Não filósofo sisudo, de gabinete, ou de orgãos estatais impenetráveis. Não um cara que fica avoado para se passar por filósofo ou gênio. Mas um filósofo como Sócrates - um importunante ser da rua.

Ser professor é, antes de tudo, ser alegre logo cedo. Se vestir bem, ainda que modestamente, e ir para o trabalho com a certeza de que vai "criar uma revolução". O professor é um profissional da revolução. Não é um recitador de dogmas. Ele revoluciona exatamente na medida em que todas as certezas são balançadas quando ele conversa. Ele próprio, ao acabar de falar, está em dúvida a respeito do que falou."

"É justamente no ensino universitário que o professor começa a querer ter uma identidade de pesquisador em detrimento da de professor. Alguns, com vergonha de serem professores, colocam ao lado de seus nomes "pesquisador do CNPq". Algo impensado para os velhos professores universitários - os verdadeiros professores!"

Isso é do
Paulo Ghiraldelli Jr

Quando tiverem outros textos que eu goste postarei mais...

Inté!


Um comentário:

Robertson disse...

Essa lista é boa mesmo. Inclusive tenho um monte de mensagens separadas dela pra ler, mas nunca encontro uma hora pra isso...
Que bom que vc gostou, bê!