* Trauma - choque violento capaz de desencadear perturbações físicas ou psíquicas;
"Os primeiros sintomas de estresse mental causado pelo traumatismo são o choque, a inércia e um sentimento de distanciamento que pode durar vários dias, explica o psiquiatra malaio Lim Chee Min. Depois vêm o medo e a ansiedade, uma inquietude constante, as crises de angústia e os pesadelos sobre a morte."
Já fazem alguns dias que não posto...sabe porque?
Porque fiquei traumatizada. Mas foi por falha técnica, felizmente não fui tão interiormente afetada pelo fato de digitar um post enorme e do me agrado e depois perder tudo porque deu falha no upload!
Hoje o meu post vai contar histórias tristes, que felizmente não são minhas...
A primeira historinha seria trágica se não fosse cômica. Hoje de manhã no programa da Ana Maria Braga (Mais Você) estava um jovem casal de Sorocaba fazendo um apelo pela busca de um bicho de estimação que tinha sumido - Um Papagaio. Tanto a mulher quanto o marido choravam bastante e mostraram uma grande comoção com o episódio. O tal do papagaio simplesmente decidiu bater a asas e voar...a mulher pediu demissão para dedicar-se à busca pelo animalzinho e foi em rede nacional ederramar suas lágrimas pelo papagaio. Talvez no intuito de que o pássaro soubesse do grande trauma que causara na vida do pobre casal.
Tá, eu nunca tive um papagaio, mas achei um baita exagero dos dois tomarem esse espaço por um apelo tão pessoal. Quem sou eu pra julgar a dor da separação sentida pelo casal por causa do papagaio, mas tem gente passando fome cara, tem cidadão do bem levando tiro por aí...
Bem, a globo passa o que quer...mas achei de um mau gosto...
Caramba, será que a mulher não vai mais conseguir viver sem o tal papagaio...a vida dela tem apenas esse sentido? Bom, não vou mais criticar, afinal eu nunca tive um papagaio, mas as pessoas devem deixar de olhar tanto para o prórpio umbigo! Talvez Freud explique...
Mas a próxima história é MUITO TRISTE e aconteceu pertinho de mim.
Veja a notícia:
Esse senhor é pai de uma amiga minha, e foi mais uma vítima dessa violência exorbitante a qual presenciamos diariamente. Imagino a dor da família e a frieza dos assaltantes.
Tem sempre alguém que diz: "mas eles passam fome, mas eles vivem à margem da sociedade, eles não tem culpa, você não está no lugar deles..." E como conseguem dinheiro pra comprar armas??? E tratam a vida do outro assim com tanta indiferença? Só porque o cara tinha um carro e eles não? Mas eles num querem é um prato de comida??? Talvez tenham vitimado outro alguém hoje...
Isso me leva a uma reflexão: Até onde a conscientização dos efeitos das diferenças sociais contribuem para a legitimação da violência???
Enquanto uns roubam para comer outros se valem da mesma justificativa para tirar vidas de forma arbitrária.
Meu Deus, o que o Senhor que de nós? O Senhor, com tamanha oniscência, sabe onde isso vai parar? Quantos ainda precisarão passar por isso?
Estou revoltada e extremamente sentida com tudo o que aconteceu.
Esse sim, eu diria que é um sério trauma. Que deixa sequelas, que tira a esperança, a crença, a fé e o crédito sobre a justiça humana e até divina. Deus, me perdoa se eu tô sendo injusta contigo...mas é tanta barbaridade nesse mundo....
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário