sexta-feira, março 31, 2006

Estive no PEP... tcs tcs tcs

Oi,

Faz tempo né? Não vou tentar fazer retrospectiva não.
O que não dá pra esquecer é que dia 03/03 faleceu o meu avô: Manoel Félix de Moura (ManéZeba), de onde eu carrego o sobrenome Félix. De lá pra cá dei uma freada. A morte. Pensei bastante sobre ela. Ia até postar aqui, mas na verdade é difícil verbalizar uma sensação tão horrorosa. Feia. Chata. Trágica.

As aulas já iniciaram teoricamente.
Ontem mesmo chorei de raiva daquela faculdade.
Vou tentar explicar.
Eu havia me organizado muito, muito, muito mesmo pra tentar me formar em 2007.1 e quando tudo parecia perfeito... Tcharammm Eis que aquela faculdade fulera nega duas disciplinas obrigatórias da minha matrícula, sem qualquer explicação. Fiquei sabendo também que o critério utilizado pelo lyceus para alocar os alunos nas vagas é o IRA. Ou seja, se você teve algum dia na sua vida um problema que o impediu que cursar uma disciplina que você acabou trancando, ou se vê carrega uma reprovação...tcs tcs Saiba que você está sendo excluído pelo sistema do sistema. E se você tiver a sorte, que eu não tenho, de contar coordenação de curso que de fato resolva os problemas acadêmicos, ótimo!!! Se não...
Bem, depois de todo o desespero pelo qual passei. Tomei fôlego e fiz plantão hoje na faculdade pra tentar resolver a situação. A coordenadora estava em casa com dor de cabeça e eu fiquei a manhã toda na sala da coordenação do curso ouvindo a má educação de seus auxiliares. Tá. Eu sei que tô assim estressada porque o problema foi comigo e de repente eu poderia estar ainda na ilusão de que a UFC e o ensino público são ainda os melhores. Isso mostra o quanto nós somos egoístas, mesmo inconscientemente. Não existe a mobilização coletiva pelo interesse do outro, apenas pelo nosso próprio interesse. Assim, como as coisas podem mudar? Como a gente pode exigir algum direito, alguma legislação a ser cumprida? Se o que existe é a grande preocupação em resolver o “meu” problema? To falando isso aqui, mas não me isento de nada. Partindo disso, fico pensando...
1. Então provavelmente eu sou ingênua em pensar que esse tipo de instituição pode mudar pra melhor.
2. Então pra que eu estou cursando uma faculdade de educação, se na prática vai ser tudo diferente dos livros que eu leio?
3. Então as relações sociais são construídas em qual ideologia?

Ah, não sei. Só sei que entrei mesmo no PEP (Processo de Emputecimento Progressivo).
No fim das contas consegui resolver o meu problema, mas a revolta continua...
Que direito à educação é esse que te furta a liberdade de estudar e que ainda te julga, censura e castra? Que cultura é essa que a gente planta, onde lutar pelos direitos é ser ilícito? Que lei é essa que nos limita tanto? Leis, direito, assistência, favores, interesses, poder, luxo, indiferença, egoísmo, homem.

Isso é uma inquietude minha, mas que tento fazer com que se aquiete. E se essa chama se apagar por completo eu provavelmente serei mais feliz, mais tranqüila, na tentativa de sempre resolver um probleminha particular aqui e ali. A assim vou vivendo. E assim educarei meus filhos para que cheguem cedo, que sejam os primeiros, que saibam pedir, calar e gritar para fazer valer o seu direito individual.

Não. Ainda não. Vou tentar suprir minhas inquietações mais dignamente. Mais humanamente.

Bem, sexta feira 31/03/06 completo 6 anos e 5 meses de namoro. Faz tempo né?

Ah, ia esquecendo, essa música aí embaixo é uma das novas da Marisa Monte que já se tornou uma das preferidas. Muita identificação. Muita mesmo.
Ela lançou dois Cds ao mesmo tempo. O primeiro: Infinito Particular - mais Pop (segundo a imprensa) e o segundo: Universo ao meu redor – que é de samba.
Sobre o Infinito Particular, não achei que o CD agradou muito, quer dizer, foi aquém das expectativas. Achei muito “tribalista”. Tem ainda uma parte do estilo Marisa (antes do tribalistas), aquele que eu gosto muito. Embora ela tenha quase sempre trabalhado com o Carlinhos e com o Arnaldo, ela carregava uma identificação única. Que mudou, e pode ser então a nova identificação dela. E eu prefiro a de antes. Acho que mudou um pouco, pouco mesmo no que diz respeito à composição. A sonoridade pra mim, foi o que mais mudou. Novos arranjos que não embalam meus ouvidos como antes. E o mais provável é que meus ouvidos é que não mais se agradem tanto com tal sonoridade. São muitas mudanças.

O Universo ao meu redor eu ainda não ouvi muito, mas me agradou bastante. Não da forma que geralmente me agrada um CD. Com arrepios e identificação. Mas aos ouvidos é um sorvete de morango.

Posto aqui então a letra de “Pra ser sincero”.
Sinto assim.

Pra ser sincero

Eu era tão feliz
E não sabia amor
Fiz tudo que eu quis
Confesso a minha dor
E era tão real
Que eu só fazia fantasia e não fazia mal
E agora é tanto amor
Me abrace como foi
Te adoro e você vem comigo aonde que eu voe

E o que passou calou
E o que virá dirá
E só ao seu lado
Seu telhado
Me faz feliz de novo

O tempo vai passar
E tudo vai entrar no jeito certo de nós dois
As coisas são assim
E se será, sei lá
Pra ser sincero o meu remédio é te amar, te amar
Não pense por favor
Que eu não sei dizer
Que é amor tudo o que eu sinto longe de você


Inté!
=D

Nenhum comentário: